CSTM - Conselho Superior de Transporte Metropolitano
O Conselho Superior de Transporte Metropolitano é um órgão de deliberação colegiada formado por integrantes do poder público, da sociedade civil, representantes de empresas de transporte, sindicatos e estudantes.
Tem como competências debater e aprovar propostas relativas ao Sistema de Transporte de Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, tais como políticas tarifárias, padronização de serviços e fiscalização de toda a operação nos municípios contemplados pelo sistema.
O CSTM se reúne a cada dois meses (meses ímpares), sempre na última sexta-feira. As reuniões ocorrem na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). Em virtude da pandemia do novo coronavírus, os encontros estão sendo realizados, momentaneamente, de forma virtual, com a participação remota de todos os membros.
COMPETÊNCIAS:
Ao Conselho Superior de Transporte Metropolitano cabe:
Apreciar e fixar políticas e diretrizes aplicáveis ao STPP/RMR, no que concerne à estrutura tarifária;
Implementar as diretrizes, condições e normas gerais do Conselho Deliberativo da RMR, relativas ao Sistema de Transporte Público de Passageiros – STPP;
Propor políticas e diretrizes gerais de atuação do Grande Recife Consórcio de Transporte, antiga EMTU/Recife, no que concerne ao transporte urbano da RMR;
Opinar sobre os programas de trabalho e acompanhar o desempenho do Grande Recife Consórcio de Transporte;
Aprovar as normas e padrões de serviços relativos ao STPP/RMR;
Promover a integração das atividades e serviços desenvolvidos pelo Órgão e Entidades que integram, bem como a articulação com outros componentes do poder jurídico direta ou indiretamente relacionados como o Sistema de Transporte.
Ouvidoria
A Ouvidoria funciona na sede do Grande Recife, no Cais de Santa Rita, nº 600 – São José, de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h – 13h às 17h.
ÔNIBUS:
- Fale Conosco, no site: www.granderecife.pe.gov.br
- Telefone: 3182.5512 ou 3182.5518
- E-mail: ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br
- Presencial: De segunda à sexta-feira, no horário de 08h às 12h – 13h às 17h.
Sempre que registrar uma manifestação relativa à operação das linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/RMR esteja munido das informações abaixo: Nome da empresa operadora; Número de ordem do veículo; Nome da linha; Data, hora e local do ocorrido; Ponto de referência; Sentido do itinerário; Descrição do ocorrido.
Para ocorrências relativas aos cartões VEMs, é necessário fornecer as informações: Nome Completo; Tipo de VEM e a numeração do cartão; CPF; Descrição do ocorrido.
Para ocorrências relativas à Carteira de Estudante, é necessário fornecer as informações: Nome completo do aluno; Data de nascimento; Nome completo da mãe ou responsável; Nome da instituição de ensino; Descrição do ocorrido.
Para sugestões, dúvidas ou reclamações, clique em um dos links abaixo:
Formulário de Manifestação
Formulário de Acesso a Informação
Formulário de Recurso
Consulta Pública
Consulta Atendimento, Protocolo e Senha
BICICLETA:
Sugestões e reclamações sobre a gestão da ciclomobilidade no Grande Recife podem ser encaminhadas para o canal Fale Conosco da Seduh.
METRÔ:
Informações, reclamações, sugestões, elogios, situações emergenciais, ocorrência de mal súbito ou comércio irregular no interior dos trens e estações. Funciona de segunda á sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
- Telefone: (81) 2102.8580
- E-mail: ouvidoria-rec@cbtu.gov.br
- Presencial: Edifício Sede – Rua José Natário, nº 478 Areias, Recife – PE