
Ônibus
Equipamentos do Sistema
Tema | Indicador | Qtd |
---|---|---|
Terminais | Terminais Integrados na RMR | 26 |
BRT | Estações de BRT - Corredores norte/sul e leste/oeste | 45 (26 e 19) |
O Sistema Estrutural Integrado (SEI) é uma rede de transporte público composta de linhas de ônibus e metrô. Todas estas linhas são integradas através de terminais especialmente construídos, o que possibilita uma multiplicidade de ligações de origem-destino, através de viagens modais ou multi-modais. Dentro do SEI, operam cinco tipos de linhas:
- Alimentadora: leva os usuários do subúrbio até o terminal integrado;
- Troncal: transporta os usuários do terminal integrado para o Centro;
- Perimetral: circula entre dois terminais integrados passando pela via perimetral na maior parte do trajeto;
- Interterminal: circula entre dois terminais integrados atendendo tanto as vias perimetrais como as locais;
- Circular: tem origem no terminal integrado e circula em determinada área, transportando usuários nos dois sentidos.
O SEI é voltado para o transporte de massa e apresenta uma configuração espacial constituída por eixos Radiais e Perimetrais. No cruzamento destes dois eixos, ficam situados os Terminais de Integração que permitem ao usuário a troca de linha sem pagar nova tarifa.
O acesso do subúrbio aos Terminais de Integração se dá por meio das linhas alimentadoras. Ao todo, são dez empresas operadoras, responsáveis por 223 linhas, das quais 141 são alimentadoras, quatro perimetrais, 29 troncais, 18 Interterminais, 28 transversais e 19 circulares, atendendo todos os municípios da Região Metropolitana do Recife.
Todas as linhas que fazem parte do SEI foram inseridas após negociação com as comunidades, prefeituras e empresas operadoras. Para isto, foram realizadas reuniões com lideranças de entidades populares da RMR, instituições e órgãos oficiais no sentido de esclarecer o funcionamento do Sistema.
SIC
O Sistema Complementar (SIC) é formado por 177 linhas radiais, transversais, circulares, bacuraus e opcionais que atendem aos usuários não contemplados pelo SEI. A sua participação no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife deverá ser gradualmente reduzida e substituída pelo SEI. Porém, suas especificidades e características de complementaridade ao SEI farão com que ele seja mantido mesmo com a implantação total do SEI.
Operação do Sistema
Tema | Indicador | Qtd | Variação |
---|---|---|---|
Passageiros | Passageiros catracados por dia (pré-pandemia) | 1,2 milhão | - |
Passageiros | Passageiros catracados por dia (dez/20) | 805 mil | -32,9% |
Viagens | Viagens por dia (pré-pandemia) | 23.668 | - |
Viagens | Viagens por dia (dez/20) | 17.081 | -28% |
Frota | Ônibus em operação (pré-pandemia) | 2.412 | - |
Frota | Ônibus em operação (dez/20) | 1.730 | -28% |
Linhas | Linhas de ônibus (pré-pandemia) | 400 | - |
Linhas | Linhas de ônibus (6 meses de pandemia) | 352 | -12% |
Empresas | Número de empresas privadas(v) e públicas(p) | 10(v) 01(p) | - |
BRT - Via Livre
Implantando em 2014 na RMR, o modal de ônibus BRT (Bus Rapid Transit) consegue transportar de 140 a 160 passageiros, e possui ar-condicionado, motor traseiro, além de câmbio automático, que traz mais conforto tanto para o motorista, quanto para os passageiros, os ônibus possuem quatro portas duplas do lado esquerdo, com acesso ao nível do piso do veículo. Os BRTs também contam com iluminação interna de LED, monitoramento por GPS, sistema de comunicação com o Centro de Controle Operacional, aviso sonoro de paradas e piso nivelado às plataformas das estações e dos terminais.
O embarque e o desembarque dos passageiros do Via Livre são realizados por meio de estações construídas especificamente para o modal em dois corredores: o Norte/Sul e o Leste/Oeste, que ligam desde os municípios de Igarassu e de Camaragibe até o Centro do Recife, respectivamente. As estações possuem embarque em nível, são equipadas com sistema de som, ar-condicionado e portas automáticas que são acionadas quando os veículos acoplam na plataforma.
Através de uma infraestrutura segregada, na maior parte do corredor, com prioridade de ultrapassagem, operação rápida e frequente, o novo modal proporciona ganho no tempo de viagem, fazendo com que os horários das linhas sejam cumpridos, reduzindo o tempo de espera dos passageiros.
Bicicleta
Equipamentos - Bike PE
Tema | Indicador | Qtd |
---|---|---|
Estações | Estações de compartilhamento de bicicletas | 80 |
Bicicletas | Biciletas compartilhadas entre estações | 800 |
Malha Cicloviária e Estações
As bicicletas compartilhadas do Bike PE, projeto realizado através de iniciativa pública, com patrocínio do Banco Itaú, estão disponíveis em estações distribuídas em pontos estratégicos da Região Metropolitana do Recife.
A Tembici é a permissionária do Termo de Cooperação Técnica anterior de nº 002/2016 e seus aditivos, e atual vencedora do Chamamento Público SEDHU/SEPURB de Nº 001/19, conforme publicado no diário oficial em 20 de março de 2020. A empresa é responsável pela operação e manutenção de bicicletas públicas compartilhadas no Recife e Região Metropolitana, por um prazo de 30 (trinta) meses.
Atualmente, está operando 80 estações e 800 bicicletas nos municípios de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Com o plano de expansão, a empresa disponibilizará 10 (dez) novas estações, com 10 (dez) bicicletas cada, totalizando 90 (noventa) estações nos municípios citados. Essa ampliação deve acontecer em 2021.
Escritório da Bicicleta
O Escritório da Bicicleta é composto por representantes do poder público (prefeituras e estado) e da sociedade civil. Sua função é coordenar as tarefas internas entre as secretarias e os municípios, bem como coordenar a participação pública. Também compete ao escritório transmitir informações e promover as políticas de ciclomobilidade relativas ao programa Pedala PE, conforme previsto no documento do Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife. Os representantes têm uma agenda de reuniões bimestrais.
Metrô
Equipamentos - Metrô
Tema | Indicador | Qtd |
---|---|---|
Estações | Estações de embarque e desembarque | 28 |
Trilhos | Extensão em Kilometros de trilhos | 39,5 |
Usuários | Número de passageiros por dia | 200 mil |
Integração | Linhas de ônibus integradas as estações | 92 |
Integração | Terminais de ônibus integrados | 07 |
O sistema de transportes de passageiros sobre trilhos da Região Metropolitana do Recife é administrado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), através da Superintendência de Trens Urbanos do Recife (Metrorec), unidade operacional que atende diretamente os municípios do Recife, Cabo, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e, indiretamente, os demais municípios da Região Metropolitana, através da integração com o transporte sobre pneus.
O sistema sobre trilhos possui três linhas implantadas nos corredores centro e sul da RMR – as Linhas Centro e Sul, eletrificadas, com padrão de trem metropolitano e a Linha Diesel, com tração a diesel e características de trem de subúrbio.
O traçado da Linha Centro é definido por uma linha troncal que parte da Estação Recife, na área central da cidade, e segue no sentido oeste até a Estação Coqueiral, onde se divide em dois ramais: Jaboatão e Camaragibe. A Linha Sul inicia-se paralelamente à Linha Centro, com as estações Recife e Joana Bezerra comuns a ambas as linhas, e segue na direção sul até a Estação Cajueiro Seco.
O metrô do Recife opera em via dupla com 40 trens elétricos, com 4 carros cada, que estão sendo submetidos a revisão geral e equipados com ar-condicionado. A Linha Diesel possui oito estações e opera entre a cidade do Cabo e o bairro do Curado, no Recife. Com 31,5 km de extensão, dos quais 7 km em via dupla e 24 km em via simples, o trem diesel circula em via compartilhada com o transporte de cargas e faz integração com o sistema elétrico (metrô) na Estação Curado. Tem seis passagens em nível e o sistema de sinalização é manual (por talão). O material rodante é composto por sete veículos leves sobre trilhos – VLT, equipamento mais leve, moderno e rápido.